Anta anda debaixo d'água tranquilamente em Bonito - MS
O vídeo acima mostra uma anta mergulhando tranquilamente nas águas cristalinas de Bonito, Mato Grosso do Sul.
Conheça um pouco mais sobre esse fantástico animal:
"A anta é um mamífero, herbívoro, brasileiro também conhecido como tapir.
Alimenta-se principalmente de frutos, sementes e folhas. Gosta muito de palmeiras, mas também gosta de cana-de-açúcar e cacau.
Ordem: Perissodactyla
Família: Tapiridae
Espécie: Tapirus terrestris
Prefere procurar comida a noite, sempre pelo mesmo caminho.
A anta é preferencialmente noturna, vivendo solitária, exceto no período reprodutivo.
Embora exista também em lugares secos, prefere a proximidade da água.
A anta gosta de tomar banho em horas certas e em lugares certos, e adora banho de lama (como os porcos e os búfalos).
Quando é atacada foge para dentro d'água. Sabe nadar e mergulhar e até andar no fundo, como os hipopótamos.
Quando uma onça ataca uma anta, pula em cima dela. A anta, para se defender corre com a cabeça para baixo, gritando (mais parece um apito) e pula na água, onde ela pode mergulhar e consegue fugir." Fonte: Biocuriosidades
Segundo a Wikipédia, a anta é um "um gênero de Perissodactyla da família Tapiridae que habita a América Central, a América do Sul e o sul da Ásia, sendo conhecidos popularmente por anta ou tapir. São os maiores mamíferos dos Neotrópicos e também os únicos da ordem Perissodactyla, os ungulados de dedos ímpares."
A anta é mesmo um nimal estupido?
"De jeito nenhum. "Provavelmente, a relação que se faz entre o nome do animal e uma pessoa pouco inteligente se deva às peculiares características físicas da anta", diz o zoólogo Mario Rollo, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). De fato, a anta - também conhecida em algumas regiões como tapir - é um bicho muuuito estranho. Ela tem o corpo de um porco, cascos de boi, orelhas de cavalo e um focinho que lembra uma pequena tromba de elefante. A esquisitice não pára por aí. Suas patas traseiras têm três dedos e as dianteiras, quatro. Mas, apesar dessa aparência um tanto frankensteiniana, ela não é um bicho nada bobo. Há relatos de antas domesticadas que conseguiam até mesmo abrir maçanetas de portas. Na mata, ela é um bicho bastante tímido, que costuma demarcar o seu território com urina. Em linguagem indígena, anta quer dizer grande animal que abre caminho na mata.
Isso porque, quando perseguida, ela corre desenfreadamente, derrubando as pequenas árvores e arbustos que aparecem pela frente. Considerada o maior mamífero da América do Sul, a anta (Tapirus terrestris) pode pesar 200 quilos e atingir 2 metros de comprimento e 1 metro de altura. Existem quatro espécies conhecidas: três na América do Sul (anta terrestre, anta-de-Baird e anta-da-montanha) e uma na Ásia (anta asiática)." fonte: Mundo Extranho
Postar um comentário
Postar um comentário