Já te contaram que cavando um buraco bem fundo seria possível chegar à China? Pois bem! mentira não é, mas conseguir cavar esse buraco... aí é outra estória!
O buraco mais profundo já feito atingiu 12.262 m de profundidade, o que a princípio pode parecer muito, quando comparado com o diâmetro terrestre, 127.562.000 m, se mostra insignificante. Pare se ter uma ideia (ainda não acostumei com ideia sem acento) se a terra fosse uma laranja, furo mais profundo do mundo não sairia da casquinha verde da laranja, se a laranja em questão estiver madura o furo não sairia da casquinha laranja! e se a laranja estiver podre jogue fora pois ela vai apodrecer as outras laranjas que estão na fruteira! Bem isso é assunto para outro post!
Analogias cítricas a parte, o vídeo acima mostra as camadas da terra. A primeira, a crosta, seguida pelos mantos, núcleo externo e por fim núcleo interno todos em escala!
Você deve estar pensando.....se o buraco mais profundo do mundo possui menos de 13 km e não saiu da crosta, como é possível saber a espessura das outras camadas? Bem..isso também é tópico para outro post, mas já adianto que por meio de ondas sísmicas produzidas pelo terremotos é possível determinar as espessuras e estimar a composição das camadas que compõem nosso precioso planeta.
Postar um comentário
Postar um comentário