Pegue uma moeda, coloque no meio de cabide e gire rapidamente! O vídeo acima mostra o que acontece.
Parece mágica mas não é, para manter um corpo em movimento circular é preciso que uma força, chamada força centrípeta, seja aplicada sobre ele. Caso essa força pare de atuar, o corpo sai pela tangente.
Por inércia a meda tenta sair pela tangente e é pressionada contra o cabide, que impede que a meda saia em trajetória retlínea. A força que o cabide exerce sobre a moeda é a força centrípeta, que aponta para o centro.
Isso é o que acontece quando se estabelece um referencial externo e inercial. Contudo se adotarmos o referencial da moeda, vai existir uma força apontando para fora que pressiona ela contra o cabide, chamada de força centrífuga. Essa mesma força nos empurra contra a porta do carro em uma curva fechada.
Para saber mais sobre força centrífuga e centrípeta eu indico o livro física conceitual do Paul Hewit.
Postar um comentário
Bem legal essa, pessoal. Vou tentar atrair a atenção dos meus alunos no próximo ano, realizando este "truque" na aula, quanto for ensinar força centrípeta.
Apesar de não ser professora de ciências achei seu blog bastante interessante. Vou indicá-lo para meus colegar. Parabéns pelo trabalho.
Postar um comentário